"O sonho e o sangue de nossos antepassados permanecem em nós".

terça-feira, 15 de junho de 2010

CITA realiza Assembléia Geral para eleição de nova coordenação

O CITA realizou no dia 04 de abril de 2010 Assembléia Geral para eleger sua nova coordenação e discutir os problemas e desafios que o movimento indígena de Santarém vem enfrentando nos últimos anos.

Uma das principais preocupações do movimento indígena é o acirramento dos conflitos na Gleba Nova Olinda, com a criminalização de várias lideranças, algumas seriamente ameaçadas por sua luta pela terra e pelo reconhecimento de sua etnia indígena. A discriminação contra os indígenas vem crescendo na região, sendo que os jornais locais constantemente divulgam matérias acusando os indígenas de “falsos índios”.

Outro ponto foi a dificuldade financeira pela qual passa o CITA, em vista da total falta de recursos para gerir as atividades da entidade e promover a formação de lideranças para atuar no movimento. Decidiu-se que algumas medidas seriam tomadas para arrecadar fundos para o CITA, entre elas a contribuição mensal das aldeias, a realização de eventos, e de uma campanha virtual de arrecadação.

A nova coordenação foi eleita com os seguintes membros:

Presidente: Maria Elizia Melo de Paulo
Vice Presidente: Manoel Valdeci Caetano
Secretário: Nevaldo Barroso da Costa
Vice Secretário: Sebastião Araújo de Sousa
Tesoureiro: Francisco Godinho Campos
Vice Tesoureiro: Antonio Pereira


Indígenas participam do Encontro do MDVCA

Os indígenas das aldeias de Santarém participaram da Assembléia realizada pelo Movimento em Defesa da Vida e da Cultura do Arapiuns (MDVCA) no dia 3 de abril de 2010, na aldeia Cachoeira do Maró, Santarém – Pará.
 
A Assembléia contou com a participação de 200 pessoas da região do Arapiuns, especialmente representantes das comunidades e aldeias da Gleba Nova Olinda I. Entre as deliberações tomadas está a de apoiar a luta do movimento indígena da Gleba Nova Olinda pela demarcação de seu território, o qual tem aproximadamente 80 mil hectares, divididos entre 3 aldeias indígenas.